O Impacto de Propósitos na Escolha das Marcas
Quando começamos a elaborar marcas através da identificação inicial de propósitos, tínhamos convicção de que essa era a grande tendência do mundo atual, um mundo que precisa cada vez mais pensar, e repensar, as suas necessidades de consumo.
Esse ano a pesquisa “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy confirmou, mais uma vez, o nosso feeling.
A pesquisa mostrou que 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida.
O estudo falou com 30 mil consumidores ao redor do mundo, sendo 1.564 brasileiros.
Os dados mostraram a elevada preferência por marcas que tem e informam ao público sobre seus propósitos, demonstram comprometimentos com causas e se colocam no mundo para além de seus produtos.
A pesquisa ainda revelou que as marcas que preferem se manter neutras, não assumindo posicionamento sobre questões ambientais, sociais, e econômicas, são bem mais facilmente dispensadas.
Vale alertar aqui, que quando perguntamos pelo nosso stories, há algum tempo, o que vocês achavam sobre marcas assumirem posicionamentos polêmicos, a maioria respondeu que a marca deveria ficar em neutra.
Então cuidado se você é empreendedor, pois nesse mundo polarizado as pesquisas indicam que posições claras são bem mais apreciadas pelos consumidores. #vemcomagente.
Marcas que enxergam que o impacto social não está mais à margem do negócio e se posicionam através de propósitos tornam-se mais humanas e próximas do seus clientes- cidadãos e grande parte das pessoas quer esse tipo de marca em suas vidas!