O que é Naming?

Naming, o que é?

Naming é como se convencionou chamar o processo de nomear uma empresa, um serviço ou um produto. Esse processo envolve cuidados, para que os objetivos sejam atendidos.

Nesse texto, vamos falar sobre o Naming de uma marca. O requisito a ser conquistado é encontrar o nome mais adequado para atingir o posicionamento estratégico da marca além de ser uma das peças chaves para conquistar seu público alvo. Isso independe do tamanho da sua empresa!

O nome escolhido deve ser capaz de comunicar não somente o seu público alvo, como também aos stakeholders, uma ideia clara e alinhada com o coração da marca, reforçando a Imagem Corporativa e a relevância do negócio.

Existem inúmeras técnicas para executar esse processo e os bons profissionais tendem a usar as que lhes parecem mais eficazes. Se não for feito por profissionais com cautela e disciplina e não levar em conta o nicho, o posicionamento e o modelo de negócio, será pouco provável que seja um nome adequado.

Deve ser considerada a pronúncia, a grafia escrita, a possibilidade do registro no INPI, assim como se o domínio para uso digital está livre e como ficará quando digitado sem acentos, cê-cedilha, entre outros.

Atenção com o uso de palavras de outro idioma ou que gerem associações negativas. ⠀

Percebemos que os nomes não variam muito em termos de categorias, e sobre o tema, os autores costumam divergir quanto ao número e os nomes das categorias.

Na ausência de unanimidade sobre o tema, dividiremos em 5 categorias e usaremos nomes básicos para simplificar

▪Conhecemos os nomes com origem em sobrenomes, ou nomes dos donos, ou de parentes (Mc Donalds, Porshe, Nestlé). É uma das formas mais antigas e ainda usada hoje. São os NOMES FAMILIARES, e representam a grande maioria das grandes marcas hoje.

▪ Há também marcas que fazem junções de palavras criando nomes ou expressões inexistentes (Instagram, Telegram) esses chamamos de NOMES FICTÍCIOS.

▪ Há categorias que chamamos de DESCRITIVOS ( Banco do Brasil, Museu de Arte de São Paulo)

▪E os ASSOCIATIVOS (Natura, O Boticário), que são os que tem uma melhor performance em criar identificação, simpatia e adesão à marca, pois serão ligados a aspectos emocionais facilmente.

▪ Ainda há a categoria dos ABREVIADOS, muitos com uso de siglas (TAM, Embratel).

Perceba que cada nome vai contar a história da marca, seja essa de sucesso ou não, já que mesmo o nome adequado não garante o sucesso de uma marca, por si só, mas, com certeza, evita muitos fracassos originados por nomes inadequados, fracos ou sem relação com seu público.

Um nome adequado é um ingrediente fundamental na construção de uma marca, será o primeiro contato do cliente e é por ele que sua empresa sempre será chamada, conhecida e reconhecida.

Então, meu conselho: invista em encontrar um nome que carregue o potencial do que sua marca pode ser!

Gostou do texto? Não deixe de conferir nossos outros textos no nosso blog. Clique aqui para ir até o blog.

Também confira nossa página no Instagram (@depropositobranding)! Lá tem muito mais sobre o universo do Branding e do Empreendedorismo com posts todos os dias. Clique aqui para ir até lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *