Propósito de Valor e Valores Organizacionais
Atualmente, estamos vivendo uma banalização da palavra propósito e inúmeras pessoas e empresas a utilizam de maneira equivocada. E, nesse primeiro de maio, precisamos refletir sobre por que fazemos o que fazemos.
Presta muita atenção nisto: Motivação nem sempre é propósito e uma razão para fazer algo também nem sempre é um propósito.
Propósito é algo maior, que está associado também a um comprometimento e a um compromisso, e ainda ao limite que será dado a esses.
Então, se pensarmos em propósito como a força motriz que existe no porquê, teremos um conceito muito mais apropriado e verdadeiro de propósito.
No mundo das marcas, a confusão é ainda maior entre termos. Há uma diferença clara entre PROPÓSITO DE VALOR e VALORES ORGANIZACIONAIS para as marcas.
Propósito de Valor
O Propósito de Valor é aquele que está presente em todos os processos e atributos vinculados à empresa.
Cada e toda tomada de decisão passa pela avaliação de estar de acordo com
seu propósito maior.
Um exemplo de empresa que possui esse tipo de estrutura é a Natura.
Valores Organizacionais
Uma marca que possui Valores organizacionais assume um ou múltiplos
programas ou campanhas que representam os valores que ela quer associar a sua imagem no imaginário dos stakeholders (tudo e todos que são impactados pela empresa).
Os Valores Organizacionais estão presentes em campanhas e programas da empresa.
Um exemplo de empresa que possui esse tipo de estrutura é o Itaú.
E aí, gostou do texto? Gostou de ter aprendido a diferença entre propósito de valor e valores organizacionais? Tem muito mais textos interessantes em nosso blog. Clique aqui para ir até lá.
Não deixe de conferir nosso Instagram também. Lá tem Post todos os dias sobre o universo das marcas e sobre Branding. Clique aqui para ir ao nosso perfil do Instagram.