Marca Slow, Sustentável ou Artesanal?
Hoje existem diferentes formas de abordagem do modo de produção.
Ao mesmo tempo que temos uma produção desenfreada na China, e em países de manufatura de países não desenvolvidos, com salários e modo de produção seriamente questionáveis, também temos um movimento que tenta ir contra essa excessiva produção que gera um consumo não consciente, o que pode ser encontrado em uma marca slow, uma marca sustentável ou uma marca artesanal. Você sabe a diferença entre elas?
MARCA SLOW
Marca slow é aquela que faz uma oposição ao fast. Ela prioriza a fabricação personalizada, em vez da fabricação em massa, prioriza a produção local/ regional em vez da global e prioriza a pequena escala em vez da grande escala.
MARCA SUSTENTÁVEL
É o uso e a incorporação, ao longo de todo o ciclo de vida de bens
e serviços, das melhores alternativas possíveis para ser a marca ser mais sustentável possível e minimizar impactos ambientais e sociais. A sustentabilidade é um dos pilares das Empresas B, por exemplo.
MARCA ARTESANAL
Artesanal é a representação de uma produção de todo o trabalho concentrado nas mãos de uma única pessoa e essa mesma pessoa finaliza o trabalho. Uma marca sustenstável pode, ou não, utilizar matéria-prima natural e sustentável.
E aí, e a sua marca? Se encaixa em uma dessas três formas de produção? Sua marca é slow, sustentável ou artesanal?
Gostou do texto? Não deixe de conferir nossos outros textos no nosso blog. Clique aqui para ir até o blog.
Também confira nossa página no Instagram (@depropositobranding)! Lá tem muito mais sobre o universo do Branding e do Empreendedorismo com posts todos os dias. Clique aqui para ir até lá.