Do que são feitas as marcas?
Posicionamento, Valores, Oportunismo… Afinal, do que são feitas as marcas?
Pode ser um tapa na cara para todos nós, afinal quem aqui já não caiu no conto do marketing? Pensem nas marcas que vocês consomem e vamos conversar de que são feitas as marcas afinal?
Posicionamento
Primeiro, sempre falamos aqui que POSICIONAMENTO é algo indispensável para uma marca. É o posicionamento que vai comunicar ao mundo que tipo de marca aquela empresa é. Um posicionamento estratégico serve para que as pessoas percebam os valores, princípios e se identifiquem ou não com a marca.
Aliás é só após dessa identificação que uma marca realmente passa a existir no mundo e não é mais apenas um negócio.
Valores
Valor é aquela palavrinha que tem vários significados, e nesse sentido, só estará atrelada à ética quando a ética for valorada.
Toda empresa tem VALORES, sejam esses questionáveis ou não.
Estes são o conjunto de atributos que irão determinar a forma como as empresas se comportam e interagem com o meio ambiente. Sempre há uma hierarquia de valores e isso pode determinar que uma empresa priorize o lucro, mesmo que para isso venda produtos de baixa qualidade ou mantenha uma mão de obra análoga à escrava.
Oportunismo
Então temos o OPORTUNISMO e os marketeiros para transformar valores abomináveis em bens de consumo desejáveis. Entendam: Empresas existem para gerar lucro e isso pode ser feito de inúmeras maneiras, mas se a ética for posta de lado o oportunismo pode imperar.
O que você tem que ter sempre em mente é que é você que está dando poder a essas marcas. O CONSUMO É UM ATO POLÍTICO.
E então chegamos ao #BlackoutTuesday ou qualquer outra manifestação/campanha de rede social, ou não, e muita gente vê o oportunismo das marcas explodindo na tentativa de um lugar ao sol.
Porém, você que questiona as empresas que usam protestos genuínos para ganharem visibilidade fiscaliza seu próprio consumo? Qual alimento consome, quanto lixo desnecessário gera, quanto Fast Fashion tem no seu guarda-roupa?
QUEM PODE SER FISCAL, SE ESTAMOS PRESO A UMA TEIA ENORME DE HIPOCRISIA E CONFUSÃO?
Temos que respeitar o LUGAR DE FALA de CADA MINORIA covardemente perseguida.
Porém cabe a TODOS NÓS falarmos sobre a sociedade adoecida que vivemos.
Quando decidimos começar a Dê Propósito Branding, foi para dar voz a empresas que gostariam de fazer diferente, mas temos pé no chão e sabemos que o sistema que está aí nem sempre privilegia as boas práticas e o consumo consciente. Temos sorte de termos clientes que se importam com valores muito além de qualquer campanha.
Sabemos que o oportunismo e o marketing inescrupuloso vão fazer muita gente usar muita roupa “baratinha e ordinária”, beber xarope de açúcar e conservantes e ter produtos supérfluos ou obtidos de modo cruel, como na devastação do meio-ambiente, na exploração animal e humana.
Precisamos repensar as empresas e do que são feitas as marcas.
Precisamos falar sobre consumo.
O vírus da ganância também não tem vacina, mas você pode desenvolver imunidade e a gente adoraria saber sobre isso.
Gostou do texto? Não deixe de conferir nossos outros textos no nosso blog. Clique aqui para ir até o blog.
Também confira nossa página no Instagram (@depropositobranding)! Lá tem muito mais sobre o universo do Branding e do Empreendedorismo com posts todos os dias. Clique aqui para ir até lá.