Consumo é um ato político

consumo é ato político

Consumo é um ato político sim, e todas vezes que o fazemos, estamos escolhendo, muito mais do que um produto ou um serviço, os valores e o posicionamento que aquela empresa assume.⁣

Posicione-se.⁣

Para que existem as marcas, afinal?

Por incrível que às vezes possa parecer, a função das marcas é servir.

Isso tem ficado mais fácil de perceber pela preocupação que elas têm demonstrado. Atualmente, a escolha por uma marca tem sido feita através de um contexto político e social, não só pelos seus produtos e serviços.

Clientes e sociedade exigem hoje que empresas assumam posicionamentos e posturas de marcas conscientes.

As marcas servem através da entrega de seus produtos e serviços, mas também de todo o conjunto de valores que representam na sociedade.

As marcas escolhem de que forma vão atuar na produção da sua entrega e isso impacta direta ou indiretamente a todos!

Historicamente, algumas marcas contribuíram para a evolução da sociedade como temos hoje, com inúmeros avanços, tecnológicos, sociológicos e culturais.

Assim, também como algumas marcas atrapalharam, terrivelmente, a existência de uma sociedade mais justa e um meio-ambiente
mais sustentável.

Muitas vezes a sociedade era refém das marcas e de suas publicidades milionárias. (Sim, já foi nos dito que cigarro fazia bem para saúde, que embalagens longa vida eram uma solução prática e saudável e tantos outros exemplos)

Com a Era digital e seus efeitos, tais como a democratização da informação, e esta tendo se tornado acessível, criou-se uma cultura fiscalizadora e crítica que tem menos aceitação por coisas antes consideradas normais.

Por outro lado, com o aumento da concorrência e dos preços competitivos, as marcas perceberam que se não oferecessem diferenciais, se tornariam simples entregadores de commodities.

Além disso, nunca foi tão fundamental para as marcas oferecerem valores intangíveis a fim de manterem uma reputação aprovada, protegendo-se da cultura do cancelamento.

Nunca esteve tão na mão do consumidor o poder regulatório sobre os valores e o posicionamento de uma marca.

É você quem determina se a marca vai se comportar de maneira benéfica ou maléfica para a sociedade no momento em que VOCÊ COMPRA e é importante você entender isso.

Toda vez que você vai consumir algum produto, serviço ou vai oferecer a sua audiência a alguém, você está fazendo um ato político e está escolhendo quais são os valores que vão predominar em nossa sociedade.

Por isso, contribua de modo consciente e sustente as marcas que representem os seus valores. Entenda que o Consumo é um ato político.

Gostou do texto? Não deixe de conferir nossos outros textos no nosso blog. Clique aqui para ir até o blog.

Também confira nossa página no Instagram (@depropositobranding)! Lá tem muito mais sobre o universo do Branding e do Empreendedorismo com posts todos os dias. Clique aqui para ir até lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *